Notícias
Voltar

APDL assina contrato com Abacus - Sociedade Gestora da Plataforma Logística

A APDL – Administração dos Porto do Douro e Leixões, SA assinou hoje, dia 24 de Outubro, o contrato com a empresa que vai gerir a Plataforma Logística de Leixões, a Abacus Management – Consultoria e Gestão Imobiliária, Lda.
 
Durante um período de cinco anos a Abacus terá a responsabilidade da gestão de infra-estruturas e funcionamento da Plataforma Logística de Leixões, bem como a gestão dos serviços comuns e os serviços específicos a prestar a todos os operadores que ocuparão aqueles espaços. Fica ainda a seu cargo a gestão administrativa da Plataforma Logística. A Abacus será, também, uma das empresas que irá proceder à comercialização dos espaços logísticos a disponibilizar na Plataforma.
 
A Plataforma Logística de Leixões tem uma superfície total de cerca de 70 ha, distribuídos por dois pólos, com oferta de espaços modulares adaptados às necessidades dos clientes. 
 
No Pólo 1 decorre a obra de infra-estruturas urbanísticas e será nesta área que, em breve, irão surgir as instalações destinadas à Zaldesa -  Plataforma Logística de Salamanca, que ocupará parte de um dos 15 lotes previstos.
 
No Pólo 2 está em execução a construção das instalações destinadas à empresa Luís Simões, que irão ocupar dois dos 14 lotes previstos, compreendendo duas naves com 10.000 m² cada uma e um edifício para funções administrativas e operações de valor acrescentado com 1.500 m² de área de implantação. 
 
Com um investimento global estimado em 150 milhões de euros, suportado por capital próprio da APDL e por um empréstimo contratado com o BEI Banco Europeu de Investimento, pretende-se que esta Plataforma contribua para a eficiência das cadeias logísticas que passam por Leixões, efectuando operações de valor acrescentado às cargas e alcançando ganhos devido às sinergias obtidas pela concentração da actividade num espaço devidamente infra-estruturado para o efeito.