Notícias
Voltar

APDL adere ao Pacto do Porto para o Clima

É tempo de dar um passo pelo Progresso Sustentável

 

O Porto de Leixões iniciou o Projeto Roadmap para a transição energética e descarbonização da atividade, que o levará a alcançar a neutralidade carbónica e a autossuficiência energética em 2035, propondo-se fazê-lo 15 anos mais cedo do que o estipulado no  European Green Deal.

 

Acreditamos que as palavras-chave neste setor nos próximos anos serão digitalização, inovação, descarbonização e transição energética.

O futuro desafia portos mais tecnológicos, digitais e sustentáveis. As linhas estratégicas de ação para a próxima década passam pela conetividade, transição digital e energética, assumindo os portos um papel relevante no processo de re-industrialização do país, bem como, na aceleração da inovação tecnológica, contribuindo para a recuperação económica.

 

Ao associar-se ao Pacto do Porto para o Clima, a APDL reforça o compromisso da descarbonização, a transição energética e a digitalização do negócio como promotores e recetores de todos os investimentos que projeta concretizar, garantindo maior sustentabilidade e eficiência nas operações e em toda a atividade portuária, bem como a redução da sua pegada ambiental.

 

Para Nuno Araújo, Presidente do Conselho de Administração da APDL, "A adesão da APDL ao Pacto do Porto para o Clima, constitui um importante passo na persecução de um dos objetivos desta Administração: fazer do Porto de Leixões um porto de referência internacional no sul da Europa, na transição para um novo sistema energético baseado na utilização dos seus próprios recursos naturais, com a ambição de ser um porto autossuficiente e com emissões zero".

 

Junho 2022