Back

Porto de Leixões recebe primeiro curso “Resgate e Salvamento no Mar”

A formação visa capacitar mais de meia centena de profissionais

O Porto de Leixões está a ser palco do primeiro curso de "Resgate e Salvamento no Mar", iniciativa que conta com um total de cinco edições e envolve 60 profissionais do setor marítimo e portuário.

Destinado a pilotos, mestres, marinheiros de lanchas e rebocadores dos portos de Leixões e Viana do Castelo, o curso termina no próximo mês fevereiro e visa reforçar as competências dos profissionais no que diz respeito à sobrevivência no mar e ao resgate de vítimas.
 
"Este curso é um exemplo claro da forte aposta da APDL na formação e segurança dos profissionais e insere-se numa política mais alargada de prevenção e segurança no trabalho", salienta a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL). 
 
Da responsabilidade do Centro de Formação da APDL, o curso "Resgate e Salvamento no Mar" conta com uma componente prática alargada que engloba técnicas de salvamento, com e sem meios; métodos de extração de vítimas da água; manobras de Man Over Board (MOB); e natação de sobrevivência.
 
Recorde-se que a APDL regista um índice de sinistralidade praticamente nulo tanto no Porto de Leixões, como na infraestrutura portuária de Viana do Castelo.

 

Janeiro 2019