Porto de Leixões recebe o veleiro Shabab Oman II da Marinha Real de Omã
Chegou esta manhã, 31 de maio, à Estação de Passageiros do Porto de Leixões, oriundo de Ibiza, o veleiro Shabab Oman II – em Português, a Juventude de Omã – o mais recente veleiro escola ao serviço da Marinha Real de Omã.
Foi construído em 2014, nos Países Baixos, com 86 metros de comprimento, por 23 metros de largura e 360 t DWT, com capacidade para acolher a bordo cerca de 100 passageiros, incluindo 54 tripulantes permanentes.
Os três mastros do Shabab Oman II, o mais alto dos quais, atinge uma altura de 52 metros, carregam dezasseis velas quadradas principais, bem como dez velas triangulares localizadas na proa entre os três mastros. A vela spanker está situada na popa.
São 34 velas ao todo, que cobrem uma área total de 2.630 metros quadrados e permitem que o navio atinja uma velocidade de navegação de até 18 nós.
O Shabab Oman II é um dos veleiros participantes na ‘The Tall Ships Races 2022', que terá lugar no Mar do Norte, de 7 de julho a 7 de agosto de 2022.
Muda-se amanhã para a Doca 1 Sul e tem saída prevista para dia 3 de junho.
Maio 2022