Código de Fornecedores

No âmbito da sua Política de Sustentabilidade, a APDL pretende actuar de uma forma pró-activa junto dos seus fornecedores, incentivando-os à adopção de condutas de gestão mais sustentáveis nas áreas económicas, sociais e ambientais, estabelecendo relações de confiança e de cooperação que irão conduzir a uma actuação mais sustentável de ambas as partes. 

Com este objectivo, foi aprovada por deliberação do Conselho de Administração de 19 de Setembro de 2009 o Código de Fornecedores, aplicável a todos os fornecedores da APDL.

Neste documento incluem-se princípios orientadores fundamentais para promover, no relacionamento comercial entre a APDL e os seus fornecedores, os seguintes objectivos:

  • Relacionamento ético e uma boa troca de informação e comunicação entre as partes;
  • Assegurar a qualidade dos produtos e serviços prestados;
  • Aplicar boas práticas de facturação e pagamentos;
  • Cumprimento da legislação e regulamentação aplicável à actividade e à segurança no trabalho e protecção do ambiente.

Os princípios que devem ser tidos em consideração, por ambas as partes, no seu relacionamento comercial são os seguintes:

Princípios

Compromissos da APDL

Responsabilidades dos Fornecedores

Ética no relacionamento

  • Orientar as nossas acções por valores éticos, que assentam nos princípios da confidencialidade, transparência e da responsabilização pelos impactes das nossas actividades.
  • Seleccionar os fornecedores com base em critérios de imparcialidade e transparência.
  • Respeitar os valores éticos assentes na confidencialidade, transparência, integridade e responsabilidade no relacionamento com a APDL;
  • Assumir um papel pró-activo, no sentido de todos os seus prestadores de serviço e colaboradores assumam como seus os princípios éticos no seu relacionamento com a APDL

Comunicação

  • Garantir uma clara e atempada informação aos fornecedores;
  • Promover canais de comunicação de fácil acesso e rápida decisão;
  • Fornecer toda a informação relevante inerente aos produtos ou à boa execução da prestação de serviço;
  • Disponibilizar toda a informação que a ADPL solicitar, considerada pertinente;

Qualidade

  • Quando adequado, eleger como factor de selecção dos fornecedores os padrões de Qualidade reconhecidos ou demonstrados;
  • Promover a sistemática avaliação do produto ou da prestação de serviço à luz dos princípios consagrados neste Código de Conduta;
  • Satisfazer todas as condições contratuais de fornecimento estabelecidas entre ambas as partes e actuar sempre com o objectivo de atingir a excelência.

Pagamentos

  • Promover mecanismos que assegurem o pagamento dos fornecimentos no prazo de 30 dias após recepção da respectiva factura, ou outro previamente acordado;
  • Estipular o pagamento de juros de mora sempre que se verifique o incumprimento, por culpa da APDL, do prazo de pagamento previamente acordado;
  • Emissão correcta e envio das facturas, para os serviços da APDL, dentro dos prazos legalmente definidos, ou nas datas previamente acordadas pelas partes;
  • Promover mecanismos de simplificação administrativa;

Conformidade

legal

  • Garantir a verificação do cumprimento de todos os requisitos legais e regulamentos exigíveis para a actividade;
  • Cumprimento da legislação aplicável, bem como prestar toda a colaboração solicitada e exigível, nomeadamente no que respeita às condições de trabalho e de segurança dos seus colaboradores, e às questões ambientais.

Condições de Trabalho

  • Comunicar as regras gerais de saúde e segurança no trabalho que devem ser respeitadas pelos seus fornecedores e verificar o seu cumprimento sempre que desempenham a sua actividade nas instalações da Empresa;
  • Prestar toda a informação que for solicitada sobre as condições especificas da prestação de serviço;
  • Cumprir com a legislação aplicável em matéria laboral, adoptando medidas e práticas que proporcionem um ambiente de trabalho seguro e saudável aos seus colaboradores;
  • Adoptar as medidas necessárias para a garantir boas condições de Saúde e Segurança no trabalho aos seus colaboradores.
  • Não praticar ou consentir a prática de procedimentos ilegais em matéria de contratação de pessoal;

Ambiente

  • Dar a conhecer a todos os fornecedores, e controlar o seu cumprimento, os procedimentos adoptados na Empresa em matéria de protecção ambiental;
  • Sensibilizar os fornecedores para a adopção de boas práticas ambientais, na sua actividade.
  • Assegurar a utilização de boas práticas ambientais de forma a prevenir e minimizar os impactes, decorrentes da sua actividade nas instalações da APDL.

 

Poderá aceder ao documento completo no link seguinte:

Código de Fornecedores (PDF)