Voltar

Visita do Conselho de Navegabilidade do Douro ao Simulador da APDL

O Simulador de Ponte de Navio, "Full Mission Bridge Simulator" da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, situado no Centro de Formação do Porto de Leixões recebeu hoje, 10 de janeiro, a visita de membros do Conselho de Navegabilidade do Douro.

O Conselho de Navegabilidade, um órgão de consulta da APDL para as questões da via navegável do rio Douro e que reúne diversas entidades representativas dos interesses na exploração da VND, teve a oportunidade de conhecer um equipamento inédito em Portugal. O simulador "Full Mission Bridge Simulator" cria cenários de entrada e navegação em qualquer porto ou via fluvial do mundo, incluindo eclusas, com diferentes condições meteorológicas e estados do mar ou rio, permitindo o treino e certificação de pilotos, mestres de rebocadores, oficiais da marinha mercante e de tripulações de embarcações de marítimo-turística.

Adquirido no âmbito da candidatura Douro's Inland Waterway 2020 e com comparticipação comunitária de 85%, este simulador de visão de 360º é único no país e está disponível para formação e treino para qualquer entidade.

Janeiro 2020