Voltar

Terminal de Cruzeiros eleito "Edifício do Ano"

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões foi eleito o ‘Edifício do Ano 2017' ao vencer um dos mais prestigiados prémios internacionais da ArchDaily – o site de arquitetura mais visto do mundo, anuncia a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, APDL.

Entre os 3 mil edifícios do mundo a votação nas 16 categorias, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões mereceu destaque de topo na categoria de melhor edifício público entre os melhores projetos arquitectónicos ao nível mundial.

"É com um enorme orgulho que recebemos a notícia da eleição do Terminal de Cruzeiros, como ‘Edifício do Ano' entre inúmeros projetos de renome internacionais. Esta distinção contribui, sem dúvida, para a projeção do Porto de Leixões e, consequentemente, da Área Metropolitana do Porto a nível mundial", salienta Emílio Brògueira Dias, presidente da APDL.

Este prémio junta-se aos restantes reconhecimentos do edifício da autoria de Luís Pedro Silva, desde o título de ‘Melhor Porto do Ano', pela Seatrade Awards 2015, a distinção da ‘AZAwards', prestigiada competição canadiana que todos os anos elege o que de melhor se faz no mundo da arquitetura e design contemporâneo, ou, ainda, a classificação como ‘Melhor projeto público' pelos prémios da Revista Construir.

 

Fevereiro 2017