Voltar

Terminal de Cruzeiros de Leixões acolhe Jornadas Nacionais da Escola Azul

As Jornadas Nacionais da Escola Azul reúnem 250 participantes no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, sexta-feira e sábado, 10 e 11 de maio. A sessão de abertura está prevista para as 10h15 de sexta-feira, presidida pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

A Escola Azul é um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar que tem como missão promover a Literacia do Oceano em Portugal. Este programa nacional distingue e orienta as escolas portuguesas que trabalham nesse âmbito, criando uma comunidade de Literacia do Oceano que aproxima escolas, professores, alunos, setor do mar, municípios, universidades e outras entidades com papel ativo na educação marinha.

As Jornadas Escola Azul incluem workshops dinamizados por parceiros, atividades desportivas, apresentações de escolas, entre outras atividades, e conta com a representação de 28 Agrupamentos de Escola, seis municípios, 17 entidades parceiras e

90 alunos e 65 professores participantes.

Dois anos depois do arranque do programa, contam-se já 126 Escolas Azuis que envolvem 16 mil alunos e 60 entidades parceiras em 12 municípios aderentes.

A Escola Azul tem, também, como missão integrar as diferentes ações de educação marinha desenvolvidas em Portugal numa estratégia única e integrada, capaz de envolver todos os atores em torno da promoção da literacia do oceano em Portugal.

Envolve ativamente a comunidade escolar na compreensão da influência do oceano em nós e da nossa influência no oceano. Integra a comunidade local nas suas ações e interage com os parceiros da rede Escola Azul. Incentiva os seus alunos a terem uma maior consciência em relação ao oceano, estimulando-os a criar laços afetivos com o mar e a traduzir os seus conhecimentos em mudanças de atitude efetivas que sirvam de impulso à construção de uma sociedade mais azul.

Uma Escola Azul promove, ainda, o desenvolvimento de espírito crítico e de iniciativa nos alunos, bem como uma visão integrada e holística do oceano, cruzando diferentes áreas do saber, numa aprendizagem transversal, inovadora e criativa.

 

Download Programa

 

Maio 2019