Voltar

Representantes dos Portos do Corredor Atlântico e da Comissão Europeia visitam Leixões e o Douro

O Porto de Leixões e a Via Navegável do Douro receberam, nos dias 06 e 07 de março, a visita de um grupo de representantes dos portos pertencentes ao Corredor Atlântico. O encontro foi liderado pelo Coordenador Europeu do Corredor Atlântico, Carlo Secchi, e por Isabelle Maes, da Comissão Europeia.

No âmbito deste eventofoi apresentada a Janela Única Logística (JUL) de Portugal, bem como discutidos os investimentos similares em curso em Espanha e em França. Em cima da mesa estiveram também temas como a governação, as alterações climáticas e as energias alternativas.. 

Em Leixões, o grupo foi recebido no Edifício do Novo Terminal de Cruzeiros, tendo sido salientada a relação de Leixões com a comunidade envolvente, nomeadamente no âmbito científico e tecnológico. 

O grupo teve também a oportunidade de conhecer o Centro de Coordenação de Navios, Cargas e Portaria, no qual é planeado todo o funcionamento dos portos de Leixões e de Viana do Castelo e da Via Navegável do Douro, potenciando um elevado nível de desempenho, eficiência e segurança de todas as operações, tendo suscitado particular interesse por parte dos participantes.

Já a Via Navegável do Douro mereceu uma atenção redobrada, atendendo a que se espera que, num futuro próximo, passe a integrar, para além da Rede Principal das RTE-T, o Corredor Atlântico.

Na sessão promovida na Régua, a APDL teve a oportunidade de partilhar os seus desafios e principais investimentos, bem como respetivas fontes de financiamento.

Recorde-se que a terceira fase do Douro's Inland Waterway 2020, no âmbito da qual se incluem os investimentos de correção do canal de navegação nos troços Cotas - Valeira e Saião – Pocinho e a reabilitação das cinco eclusas, aguarda oportunidade definanciamento comunitário.

Março 2019