Voltar

Dia do Porto de Leixões 2022 celebrado com grande adesão da comunidade

A 14.ª edição do Dia do Porto de Leixões, celebrado ontem, dia 18 de setembro, decorreu com grande sucesso, ao receber cerca de 20 mil visitantes.

A comemoração do Dia do Porto de Leixões 2022, contou com muita animação: malabaristas e animadores, concertos, peças infantis, espetáculos de dança, insufláveis, workshops, a exposição de fotografia "Sentir mais do que um Porto", culminando com o grande concerto de Bárbara Bandeira, que fez as delícias de crianças e adultos.

Os visitantes, tiveram acesso a visitas guiadas ao Porto de Leixões em embarcação, dando a conhecer a área portuária de uma perspetiva totalmente diferente e de outro modo, inacessível. Esta visão do porto por água, atraiu imenso a população e garantiu lotação esgotada em todas as viagens realizadas pela embarcação que recebeu cerca de 2.000 passageiros.

Os autocarros turísticos, percorreram também, ao longo de todo o dia, as instalações portuárias, dando a conhecer a diversidade da sua atividade.

As visitas guiadas ao TITAN, icónico guindaste, continuaram a despertar o interesse e grande afluência por parte da Comunidade, que não quis deixar de subir este equipamento e vivenciar parte da história do Porto de Leixões.

O edifício do Terminal de Cruzeiros, uma das principais entradas de turistas na região, foi também, durante todo o dia, muito animado tendo sido palco de vários eventos para todas as idades: "Bolas de sabão e o Sonho de um Tubarão", "Espetáculo de Bailado pela Escola de Ballet do Porto", Concerto de Violoncelo e Eletrónica "Diálogos com as Baleis, o show dos "We Dance", e o concerto dos "Andor Violeta". Este leque de ofertas a acrescer à sua beleza arquitetónica e panorâmica permite contemplar, fez do Terminal um dos locais mais concorridos.

O CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), cujas instalações se encontram no Terminal de Cruzeiros, esteve também de portas abertas e foram muitos os curiosos que quiseram conhecer as instalações científicas e as demonstrações relacionadas com as ciências do meio aquático.

Como é já habitual, celebrou-se o Prémio APDL que distingue os melhores alunos do Ensino Secundário e Profissional do concelho de Matosinhos. Esta cerimónia representada pelo Administrador Joaquim Gonçalves, contou com as presenças da Presidente da CM Matosinhos, Luisa Salgueiro, do Vereador da Educação, Prof.  Correia Pinto e do Delegado Regional da Direção Geral de Educação do Norte, Dr. Luis Lobo. Na edição 2022 o prémio foi atribuído às alunas Camila da Silva Rodrigues, da Escola Secundária João Gonçalves Zarco, Curso Científico-Humanístico Ciências e Tecnologias, que obteve 20 valores e Karolina Inês Ângelo Maia Santos Coelho, Escola Secundária da Boa Nova, Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, com média de 18,2 valores.

 

Este longo dia de celebração terminou com o tão aguardado concerto de Bárbara Bandeira, que com as suas melodias animou a comunidade e o Sunset no Terminal de Cruzeiros, anfiteatro exterior, com um DJ e um bar, a fazer as delícias dos muitos resistentes a despedir-se de mais uma comemoração do Dia do Porto de Leixões.

 

A APDL congratula-se por mais um sucesso na comemoração do Dia do Porto de Leixões, que celebra a existência da infraestrutura portuária e assinala-a junto da comunidade, com o objetivo de que todos possam contatar com a realidade da maior infraestrutura portuária do norte de Portugal e um dos maiores portos da Península Ibérica.

 

Setembro 2022