Voltar

Delegação do Canadá visita o Porto de Leixões

Uma delegação da Embaixada do Canadá em Portugal liderada pelo seu Embaixador Jeffrey Marder visitou o Porto de Leixões e o novo Terminal de Cruzeiros.

O Embaixador teve a oportunidade de partilhar os objetivos em aprofundar ainda mais a já forte relação entre os dois países. Esta relação tem já cinco séculos de existência e remonta aos tempos dos descobrimentos.

Hoje, Canadá e Portugal continuam a ser importantes parceiros transatlânticos, sendo esta a linha mais curta entre os continentes norte-americano e europeu. Esta distância é ainda mais reduzida se tivermos em linha de conta o Arquipélago dos Açores que desempenha um papel vital nesta relação bilateral como sendo a origem de uma parte significativa da vibrante comunidade portuguesa-canadiense.

 

O Embaixador compartilhou ainda detalhes sobre o recente acordo comercial. O Canadá e a UE assinaram o ‘Comprehensive Economic and Trade Agreement (CETA)' que é, de longe, a iniciativa comercial mais ambiciosa do Canadá. O CETA estabelece um acordo-referência que levará a novas oportunidades de negócio para empresas de ambos os países, aumentando as oportunidades económicas. Este acordo baseia-se num já respeitável acordo de comércio bilateral de mercadorias que passam pelo Porto de Leixões. Além disso, empresas do Canadá e de Portugal têm importantes investimentos recíprocos em ambos os países, em setores tão diversos como o setor automóvel, industrial, alimentar, embalagens plásticas, transportes, tecnologia ecológica, produtos florestais, tecnologia de informação e comunicação e mineração.

 

Setembro 2017