Voltar

APDL promove Simulacro Baco no Rio Douro

Simulação vai testar a forma como novos meios e vários interlocutores atuam em situações de emergência e segurança no rio


A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) promove simulacro de uma colisão entre uma embarcação Rabelo e um Navio-Hotel. O exercício vai decorrer no próximo dia 09 de dezembro, pelas 09h30,   no estuário do rio Douro entre Cais de Gaia e Cais da Ribeira.

 



A iniciativa, designada "Exercício BACO 2019",  tem como objetivos treinar e agilizar a articulação operacional entre as várias Entidades e Agentes de Proteção Civil no âmbito da ativação do Plano de Segurança e Emergência da Via Navegável do Douro e a sua articulação com o Plano de Salvamento Marítimo da Capitania do Porto do Douro.

 O Plano de Segurança e Emergência, inserido no Projeto Douro's Inland Waterway 2020, constituiu um instrumento de resposta adequada a situações de emergência que possam afetar a segurança de navegação no Douro.

O rebocador multifunções, "Cachão da Valeira" é  um dos ativos a testar no exercício, foi adquirido no passado mês de setembro, é de construção nacional e mereceu um investimento de 2,75 milhões de euros.

Recorde-se que o Douro's Inland Waterway 2020 é um projeto que conta com o apoio financeiro do programa CEF-Transport (Connecting Europe Facility for Transport) visando melhorar as condições de navegabilidade no rio Douro e colocando esta via fluvial em patamares de qualidade e segurança exigidos a nível europeu e internacional.

 

Dezembro 2019